Serviço Educativo



SERVIÇO EDUCATIVO

O Serviço Educativo do Museu da Cerâmica actua, sobretudo, em duas grandes áreas.

Por um lado, promove Visitas Guiadas, tendo em conta diferentes destinatários: público infantil, juvenil, adulto e sénior. Por outro lado, ou em complemento da Visita Guiada, organiza Oficinas Cerâmicas, contemplando os grupos com conhecimentos mais ou menos detalhados sobre a arte de trabalhar o barro, podendo mesmo efectuar alguma produção de peças em cerâmica.

Pontualmente, realizam-se Ateliers temáticos de expressão criativa, Jogos de Descoberta e outras actividades, destinados ao público infantil, assinalando épocas festivas ou efemérides e dias comemorativos.

Os Professores dos vários graus de ensino têm ainda oportunidade de encontrar junto do Serviço Educativo do Museu da Cerâmica o apoio necessário à preparação das visitas escolares ou de actividades e trabalhos específicos que entendam propor ao Museu ou organizar em parceria.

Sinalética do Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha

Em 2011, o Museu da Cerâmica dá continuidade à parceria com o Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha. Na Oficina Cerâmica estamos a executar a sinalética para o edifício principal e ampliação do Centro Social e Paroquial, nomeadamente placas cerâmicas que identificam os aposentos individuais dos utentes e os espaços comuns.


Este projecto vai culminar com a produção de 90 peças, que traduzem a peculiar característica da cerâmica Caldense, útil e decorativa. Envolve 30 seniores da instituição com quem temos o grato prazer de partilhar saberes e afectos.
Uma das utentes do Centro Social, Maria de Lourdes Santos, deixou o seu testemunho:
Com a colaboração do Museu da Cerâmica, nós idosos do Lar (Centro Paroquial), estamos a fazer umas placas para identificar os nossos quartos e alguns espaços.
As placas são decoradas com motivos que trabalhamos a nosso gosto, com a grande ajuda da D. Teresa.
Já as pintámos e seguiram para o Cencal, para cozer e vidrar.
A nossa Margarida acompanha-nos, como não podemos ir todos, forma os grupos, um dia vão uns outro dia vão outros, mas todos temos colaborado com muita vontade.
Com as nossas idades torna-se muito engraçado, nem todos ainda sabíamos como se trabalha o barro.

Em nome de todos, obrigado.