Serviço Educativo



SERVIÇO EDUCATIVO

O Serviço Educativo do Museu da Cerâmica actua, sobretudo, em duas grandes áreas.

Por um lado, promove Visitas Guiadas, tendo em conta diferentes destinatários: público infantil, juvenil, adulto e sénior. Por outro lado, ou em complemento da Visita Guiada, organiza Oficinas Cerâmicas, contemplando os grupos com conhecimentos mais ou menos detalhados sobre a arte de trabalhar o barro, podendo mesmo efectuar alguma produção de peças em cerâmica.

Pontualmente, realizam-se Ateliers temáticos de expressão criativa, Jogos de Descoberta e outras actividades, destinados ao público infantil, assinalando épocas festivas ou efemérides e dias comemorativos.

Os Professores dos vários graus de ensino têm ainda oportunidade de encontrar junto do Serviço Educativo do Museu da Cerâmica o apoio necessário à preparação das visitas escolares ou de actividades e trabalhos específicos que entendam propor ao Museu ou organizar em parceria.

Passe pelos Museus em Família

No 3º Domingo de Janeiro a Março de 2011, o Museu da Cerâmica vai desenvolver dois programas de actividades de fim-de-semana dirigidas especialmente às famílias. Com o objectivo de potenciar o convívio e a aprendizagem lúdico-pedagógica entre as diferentes gerações.
Este programa está integrado num projecto desenvolvido pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), denominado “Passe pelos Museus em Família – Actividades de fim-de-semana nos Museus e Palácios do IMC”, que visa valorizar as actividades dos Serviços Educativos dos Museus e Palácios Nacionais dependentes desse Instituto bem como estimular a criatividade e a sensibilidade artística dos participantes através da oferta de duas acções relacionadas com a história e/ou a colecção do espaço museológico envolvido.

20 de Fevereiro de 2011:
Visitas guiadas e temáticas

Os Bichos de Bordalo existentes no Jardim do Museu da Cerâmica.
Exterior do espaço museológico: o Palacete Visconde de Sacavém e o Jardim envolvente – características e elementos arquitectónicos e existentes.

Público-alvo: Famílias
Horário: 10h00 e 12h00
Nº Participantes: 5 (mínimo) - 12 (máximo) participantes
Com marcação prévia: 262 840 280
Mediante pagamento: 2€ por criança / 3€ por adulto